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A Caixa Preta Não é Preta !

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Todos esses acontecimentos sobre o acidente da TAM, me fizeram ficar com uma grande curiosidade. Afinal, como é a tão famosa CAIXA PRETA ?
http://www.boacampeao.kit.net/caixa_preta2.jpg
Não, meus amigos leitores, a caixa preta não é assim e também não é preta! (Pausa para os leitores se ajustarem melhor em suas cadeiras e aproximarem seus rostos ao monitor, que nesse momento começa a se interessar por esse magnífico post!)
A caixa preta é feita de aço inoxidável e titânio. É composta por duas caixas do tamanho de uma caixa de sapato e são colocadas distante da cabine, na cauda. (Pausa novamente, nesse momento você se interessa tanto pelo post, que chama seu pai, sua mãe, seus avós, e até o seu cachorro para lerem juntos com você!)
http://img299.imageshack.us/img299/9151/caixapretagp5.jpg
Sim, isso é uma caixa preta novinha!


http://www.boacampeao.kit.net/caixa_preta.jpg
E essa é uma caixa preta um pouco danificada.

http://img329.imageshack.us/img329/4564/caixapretaxf0.jpg
E essa outra aqui, é uma caixa preta bem fudida.

SENSACIONAL!
AGORA PODEM COMENTAR SOBRE ESSA MAGNÍFICA CURIOSIDADE!

Obs: Recebi emails, pedindo que eu postasse a caixa preta do último acidente da TAM. Não foi divulgado ainda e creio que não será. Mas você pode ver a reportagem do Jornal Nacional aqui, com a leitura das falas que foram registradas na caixa preta segundos antes da colisão.

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14 Comentários - Comente!:

Anônimo disse...

nossssss




magnifico....

-_E.L.R_- disse...

se não me engano já ví um post bem parecido em outro blog... mas tá valendo campeão.

Anônimo disse...

deve .ficar preta depois de torra nos destroços..com certeza...mais afinal..porque "caixa preta"?

Anônimo disse...

gostaria de saber mais sobre esse equipamento, o post está demais superficial .
Não ficou explicado por exemplo como a caixa grava as informações

Guilherme Almeida disse...

haha vai.. agora explica direitinho. rs

Porque ela é dessa cor?

Resposta: Para em caso de algum acidente ela possa ser encontrada mais facilmente pelo destaque da cor. (ohhhhhhh.. magnífico)

Certim.COM

Anônimo disse...

Se não me engano, caixa preta vem da ciencia. Por exemplo, Darwin chamava as celulas de caixa preta pq não conseguiam decifrar como elas eram.

Então caixa preta virou sinonimo de algo contendo alguma informação desconhecida.

Anônimo disse...

Pensador..

O post foi escrito por mim mesmo!
Saiu da minha cabeça enquanto estava cagando (sim, é verdade).


Nathalie..

É mesmo?
Quer saber mais sobre a caixa preta?
www.google.com

d_gui..

BOA!

rafael..

Fico impressionando como pessoas inteligentes como você perdem o tempo lendo o Boa Campeão!


HAHAHAHAH

Abraço a todos.

Anônimo disse...

ei cara, coloquei teu banner lá entre meus parceiros, o código do meu tá lá no blog

http://macacoprimata.blogspot.com

valeu!!

Anônimo disse...

Boa Campeao, também é culturaaa! ;)

Anônimo disse...

Eu só queria saber pq não fazem os aviões do mesmo material da caixa preta, se eh a unica q sobra inteira depois dos acidentes... hehehe

Anônimo disse...

que ironia heim..

e respondendo a pergunta ai encima, ja que me zuaram uhu, se o avião fosse feita do mesmo material da caixa preta, qualquer pancadinha machucaria os ocupantes.

Bate um diplomata antigo e bate um audi 2007.. o diplomata é capaz de sair inteiro, e a pessoa em seu interior morre. Enquanto o audi detona, da perda total, e apessoa sai andando..

Quanto maior a deformação, menor a força feita na pessoa em seu interior, aumenta o tempo de impulso...

*pré vestibulando: que desgraça.. isso nao é vida

Vitor disse...

Caixa Preta

A caixa-pretaPB ou caixa-negraPE é nome popular de um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões (e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos da América e Europa). O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio são gravados pelo "Gravador de Voz", ou CVR (de Cockpit Voice Recorder), e os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como "Gravador de Dados", ou FDR (de Flight Data Recorder). São, portanto, dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição eletrônica de tempo, que é fundamental para colimar ou superpor os eventos de voz com os eventos de performance.

São colocadas normalmente na cauda do avião e feitas de materiais muito resistentes, como aço inoxidável e titânio, capazes de suportar uma aceleração de 33 km/s², um impacto de 3.400G (1G= força de gravidade da Terra), temperaturas de até 1.100º C por uma hora, e pressão aquática em profundidades de até 6.000 m, de forma a permitir que em caso de acidente se consigam recuperar os registros e investigar as causas do acidente.

Sistemas nos aviões

A incorporação destes sistemas nos aviões permitiu a melhoria da segurança nas viagens aéreas, já que foi possível assim detectar falhas que anteriormente davam origem a acidentes graves cuja causa não era possível ou muito difícil de determinar. Nos anos 50 era freqüente o acréscimo de novos equipamentos às aeronaves, e os pilotos Estadunidenses costumavam apelidá-los de caixas-pretas (another "black box" installed in our plane). E, de fato, os primeiros registradores de voz de cabina eram realmente pretos como todos os demais aviônicos. Logo se percebeu que, após um acidente, era bem mais fácil encontrar o equipamento entre os destroços se ele possuísse uma cor destacada. Hoje, eles geralmente apresentam uma cor laranja ou vermelho vivo, e têm um transmissor para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Gravadores de fita compactos

Embora os primeiros gravadores de fita compactos já existissem desde o final da década de trinta, seu primeiro protótipo só foi inventado na Austrália em 1953 pelo Dr. David Warren. Foi no final da década de quarenta que se desenvolveu um gravador que utilizava como meio armazenador uma fita de metal, que era, de forma inerente, muito mais resistente às chamas do que a fita plástica convencional . Desta forma, o equipamento com este tipo de fita se tornou mais apropriado para resistir à um acidente aeronáutico. Atualmente já se usam equipamentos baseados em bancos de chips em invólucro resistente à chamas e impactos com capacidade bem superior. Inicialmente as autoridades australianas duvidaram da utilidade do artefato e ainda houve uma feroz resistência ao seu uso por parte dos pilotos, que se sentiam sob vigilância e viam a possibilidade de ter sua memória manchada pelas sombras da imperícia ou - pior - o uso político das gravações pelos patrões. Mas em 1958, foi integrado a aviação britânica e estadunidense. Hoje, a "caixa-preta" é um instrumento de uso obrigatório e universal, e as autoridades aeronáuticas são unânimes quanto a sua utilidade e valor. Como resultado dos protestos dos pilotos e seus respectivos sindicatos em época imediatamente anterior à sua introdução, todos os equipamentos de Gravação de Voz ou CVR possuem um botão "Erase", ou apagador, que permite, somente após um pouso normal, apagar todo o conteúdo gravado pelo equipamento, impedindo assim um uso inapropriado ou anti-sigiloso de suas gravações.

Créditos: Wikipedia

Fotos:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f5/2002-dmuseum-luftfahrt-014-650.jpg/800px-2002-dmuseum-luftfahrt-014-650.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6a/Fdr_sidefront.jpg

http://img.terra.com.br/i/2007/07/18/555881-0904-it2.jpg

Outros modelos de caixas-pretas:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e8/Flightrecorder.jpg/800px-Flightrecorder.jpg

Mais informações:

O que é uma caixa-preta? o que ela guarda?

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1767963-EI8404,00.html

Como funciona uma caixa preta?

http://viagem.hsw.uol.com.br/caixa-preta.htm

Comentário:

Hehehe... o que o d_gui falou tá certinhooo!!! :P

PS.: O que está em negrito é o mais interessante

Anônimo disse...

Vlwww pelas informações Victor!

Abração

Anônimo disse...

eu tava lendo numa revista , o nome "caixa preta" surgiu que antes esse aparelho era cor preta , depois resolveram mudar para cor vermelha , para chamar mais atenção

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